Página Inicial Sobre o programa

affordablespapers.com

Melhor visualizado com:

Sobre o programa

O programa de pós-graduação em Biossistemas da UFABC conta com uma única área de concentração, definida pelo próprio nome do programa. A implementação de uma área de concentração abrangente tem como objetivos:

(1) agregar o maior número de grupos de pesquisa coordenados por docentes/pesquisadores dos Centros da Universidade,

(2) proporcionar uma melhor adesão e adequação de linhas de pesquisa de docentes da instituição.

As linhas de pesquisa do programa reúnem o conhecimento dentro de especialidades que estão inseridas na vanguarda do conhecimento científico e tecnológico, e que assimilam com profundidade alguns dos temas mais desafiantes no mundo moderno:

· Estrutura e Função

· Modelagem e Tecnologia.

Esta proposta interdisciplinar é bastante coerente com o projeto pedagógico da UFABC, proporcionando um intercâmbio constante de conhecimentos e atividades entre os dois níveis de formação presentes na instituição. Ainda, devido à sua abrangência, a estruturação do curso de pós-graduação permite o ingresso de alunos qualificados advindos de várias áreas e de qualquer outra instituição de ensino superior.

O termo Biossistema (do grego bíos + systema) representa um conjunto complexo de elementos correlacionados que inclui componentes vivos. Os biossistemas são estruturados em diferentes níveis de organização: biomoléculas, vias metabólicas, organelas, células, tecidos, órgãos e organismos. Este último inclui todos os organismos que vivem no planeta, bem como seu ambiente físico. Os biossistemas são termodinamicamente abertos, encontram-se em equilíbrio dinâmico, assimilam, transformam, armazenam e produzem compostos (matéria), energia e informação em maneira sofisticada, apurada ao longo de 3,5 bilhões de anos da evolução da vida na Terra.

System.String[]